[49] 3361.3737 | falecom@grandesvalores.com.br

Eduardo Nicoleti: Uma Introdução à Sustentabilidade no Âmbito Urbano

Eduardo Nicoleti: Uma Introdução à Sustentabilidade no mbito Urbano

Foto: Rodrigo Scandolara

Aos 25 anos de idade, Eduardo Nicoleti foi a mente por trás da criação e desenvolvimento do aplicativo sustentável “Moeda Verde”

Formado em Publicidade e Propaganda, Eduardo Nicoleti trabalha em prol da conexão entre sustentabilidade e urbanismo. Visando o bem estar e bom relacionamento entre empresas, comunidade e meio ambiente, o publicitário desenvolveu o aplicativo “Moeda Verde” durante seu trabalho de conclusão de curso.

Interessado pela área de web design desde a infância, Eduardo passou a fazer parte da equipe da empresa SOS Sustentar aos 14 anos de idade. Na época, o desenvolvimento de peças gráficas o conduziu ao interesse pela área de Publicidade: “Gostei muito do tema, foi algo que me chamou muita atenção, me identifiquei muito.”, conta. Ao longo da graduação, os laços entre o web design e a sustentabilidade se estreitaram, dando forma ao trabalho de conclusão de curso do então estudante.

Direcionada ao trabalho de conclusão de curso, uma pesquisa acerca dos métodos de relacionamento entre empresas e a comunidade foi responsável pela fagulha que despertou em Eduardo a ideia para um projeto experimental: Por que não desenvolver um aplicativo que mediasse o contato entre empresas e pessoas, recompensando-as por hábitos saudáveis?

Quando desenvolveu o projeto, Eduardo não visava seu funcionamento na prática: “Nunca esperei que se tornaria uma empresa”, relata. Entretanto, o estudante foi amplamente incentivado a dar seguimento ao trabalho: “A banca me incentivou muito a continuar, tornar meu projeto uma empresa e efetivá-lo.”, pontua Eduardo. Atualmente, “Moeda Verde” objetiva o incentivo e a gratificação de hábitos sustentáveis através de recompensas oferecidas por empresas apoiadoras. O aplicativo conta com uma equipe de seis pessoas e funciona ativamente no município de Chapecó.

Eduardo Nicoleti: Uma Introdução à Sustentabilidade no mbito Urbano

Foto: Rodrigo Scandolara

No período de tempo em que desenvolveu e ativou o projeto, Eduardo foi surpreendido positivamente em diversos aspectos: “Um dos momentos mais marcantes foi o dia do lançamento oficial do aplicativo. De uma só vez, tivemos 1,7mil inscritos! Não esperávamos, foi muito satisfatório.”, relembra. Visando a evolução do próprio desempenho como empresário, o publicitário tem buscado conhecimento e informações: “A minha vida profissional está completamente interligada à minha vida pessoal, e até acadêmica”.

A visível mudança de hábitos de adeptos ao aplicativo chamou a atenção de outros municípios e estados, incentivando e dando visibilidade ao trabalho desenvolvido por Eduardo e sua equipe: “O sentimento que predomina é o de satisfação. Quando comecei tive um pouco de medo, pois vinha de fora da minha área, mas ver que estou conseguindo, que está dando certo, proporciona uma satisfação muito grande.”, frisa.

Acerca da introdução à sustentabilidade no âmbito urbano, Eduardo destaca: “A sustentabilidade é um tema que não é mais moda, e sim algo que precisa acontecer. Grandes empresas já estão tomando iniciativas neste sentido, a ONU está muito envolvida, é algo que cada vez mais precisa se tornar realidade. Projetos como o nosso aplicativo são muito importantes, pois promovem mudança cultural, de hábitos, e isso não é fácil. Temos o papel de estimular essa mudança, funcionamos como um facilitador para isso.”, finaliza.

Compartilhar

Deixar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *