[49] 3361.3737 | falecom@grandesvalores.com.br

Isabel Machado: A Voz da Experiência

Isabel Machado: A Voz da Experiência

Foto: Rodrigo Scandolara

Gerente de Comunicação Social e Presidente da Fundação Aury Luiz Bodanese, Isabel Machado é a voz mediadora entre a Cooperativa e a comunidade.

Gerente de Comunicação Social da Aurora Alimentos e Presidente da Fundação Aury Luiz Bodanese, Isabel Machado dá voz a uma das maiores cooperativas do Brasil. Ativa na busca pelo conhecimento, Isabel compila histórias acerca de sua trajetória pessoal e profissional, demonstrando carinho e respeito pelo aprendizado adquirido ao longo dos últimos anos.

Graduada em Letras, pós-graduada em Responsabilidade Social e Empresarial e mestre em Administração com Ênfase em Sustentabilidade, Isabel é uma entre onze irmãos. De origem humilde, a família viveu em Erechim (RS) até meados da década de 80. Envolvido diretamente com a comunidade, o pai possuía uma fábrica de portas e janelas e participava ativamente das ações comunitárias realizadas pela Igreja municipal: “Sempre fomos uma família de muita fartura. Fartura de alegria, de união”, relembra. Em Erechim, Isabel cursou o ensino médio completo e aprendeu a datilografar.

Após um trágico acidente, a família Machado deixou Erechim. O trauma proporcionado pelo acontecimento foi o impulso para que os pais e três filhos, incluindo Isabel, passassem a viver em Chapecó (SC). Em 1985, Chapecó foi sede do casamento entre Isabel e seu atual esposo, Ronald Machado. Após o nascimento do primeiro filho, exerceu cargos voltados à comunicação e à operação de Telex em empresas como Souza Cruz e Sadia: “Foi uma experiência fantástica, conheci pessoas ótimas”, conta.

O envolvimento direto para com a comunidade e suas ações culturais sempre esteve nas entrelinhas: enquanto esperava pelo segundo filho, Isabel foi Catequista e fez parte da equipe de Liturgia. Teve o primeiro contato com a Aurora Alimentos alguns anos após, como teletipista. Ocupou os cargos de telefonista e secretária, acompanhando o crescimento gradual da Cooperativa: “Sempre tive a premissa de que você deve ser melhor em tudo que você está fazendo. Aquela foi uma época muito boa”.

Em 1994, participou do primeiro projeto voltado à separação de resíduos em Santa Catarina, dando origem à “Turminha da Reciclagem”. Mais que a Cooperativa, os programas sociais envolveram toda a comunidade, contribuindo inclusive com companhias incumbidas à reciclagem. “A criança muda o hábito do adulto. Foi uma maneira de introduzir a reciclagem à comunidade. O projeto passou a fazer parte das sedes de todo Brasil”.

Isabel Machado: A Voz da Experiência

Foto: Rodrigo Scandolara

O projeto “Visitantes do Futuro”, direcionado à purificação da água e à conscientização de crianças em idade escolar, também faz parte das conquistas de Isabel: “Acredito que educamos através do exemplo, e não somente através das palavras. Por isso participei ativamente de tudo.”, conta. O projeto rendeu três prêmios direcionados a programas sustentáveis.

Neste período, Isabel acompanhou a inauguração de sedes da Cooperativa Aurora Alimentos em Quilombo, Pinhalzinho, Joaçaba, São Gabriel do Oeste, Erechim, Sarandi e Abelardo Luz. Concluiu a graduação em Letras no ano de 2001, quando passou a atuar no Setor de Relações Públicas. Atual Assessora, Isabel fez parte da equipe de comunicação interna: “Foi um período de conhecimento muito grande. Aprendi muito.”.

Antiga auxiliar de Relações Públicas, Isabel assumiu a Diretoria do setor. A vaga, que para ela seria temporária, acabou tornando-se ofício fixo a partir do aniversário de 30 anos da Cooperativa Aurora Alimentos. A organização da comemoração foi um marco inesquecível em sua carreira profissional. Focada nos estudos, a agora Gerente de Comunicação Social destaca a importância do aprendizado para o desenvolvimento de um trabalho cada vez melhor. Ao longo deste período, cursou MBA em Comunicação Integrada e Gestão de Pessoas. A busca constante pelo conhecimento rendeu renovações significativas para o setor comunicacional da Cooperativa: “Hoje temos uma comunicação muito organizada, tenho orgulho de ter ajudado nessa construção”.

A crise responsável pelo desequilíbrio financeiro em Cooperativas do setor alimentício despertou novos desafios. Do obstáculo, surgiu o programa “Fale Com o Presidente”, que visa o diálogo direto entre funcionários e o Presidente da Cooperativa: “A partir deste momento, a comunicação passou a ser respeitada. Hoje, somos respeitados por toda a Aurora”, retrata Isabel.

Em 2007, Isabel passa a presidir a Fundação Aury Luiz Bodanese. Focada na revolução comunicacional, a Presidente assume a tarefa com amor e conhecimento: “Foi um ano bem importante, revitalizamos a fundação”. Em 10 anos, a Fundação atendeu cerca de 01 milhão de pessoas, realizou mais de 11 mil ações e reuniu mais de 1,3 mil voluntários em todo o Brasil.

Imbatível na busca por seus objetivos, Isabel aconselha: “Uma marca se fortalece quando você agrega valor a ela. E o valor está na essência, não apenas nos negócios. (…) Precisamos de pessoas cheias, cheias de alegria, cheias de propósito, cheias de vontade de fazer acontecer. Não é o valor do patrimônio, é o valor da essência. Nunca devemos deixar de ser aquilo que a gente é. (…) A gente está aqui só de passagem, somos todos iguais. O melhor que podemos fazer é plantar sementes, para que se tornem algo grandioso um dia.”, finaliza.

Compartilhar

Deixar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *